O Portal do Geólogo
19/05/2024 03:31:54

O que devemos aprender com o terremoto do Chile?



Publicado em: 28/02/2010 12:48:00

Por Pedro Jacobi

 

O terremoto chileno de 8.8 na Escala Richter é um dos maiores já registrados. O maior, foi medido no prório Chile em 1960. Nesta ocasião um terremoto de 9.5 na Escala Richter causou um dos maiores e mais devastadores tsunamis da era moderna que atingiu, arrasou e matou a dezenas de milhares de quilômetros, no Havaí e Japão.

Neste terremoto de hoje, felizmente, o tsunami causado teve um pequeno impacto no Havaí e no Japão. Neste país apenas uma cidade portuária teve algumas ruas inundadas pela elevação do nível do mar causado pelas ondas geradas no Chile. As devastações e mortes ficaram, praticamente todas, confinadas ao território chileno.

No terremoto de 2010 o que fica aparente é o despreparo da defesa civil e das autoridades Chilenas para lidar com catástrofes de grande porte. As cidades mais atingidas pelo sismo, como Concepcion a 125km do epicentro, está mergulhada em caos. Hordas de assaltantes surgiram do nada e estão se apoderando de todos os bens que podem colocar a mão. Supermercados, lojas, casas...nada está sendo poupado. A Polícia e o exército chileno mostram-se incapazes de frear os arrastões que se sucedem. A solidariedade foi obliterada pelo egoísmo.

Uma situação similar a que ocorreu no Haiti onde praticamente houve uma intervenção do exército americano no sentido de restabelecer a ordem que já não era mantida pelo Governo Haitiano.

Regiões como as afetadas por este terremoto são por demais conhecidas e a única certeza matemática que existe é que novos terremotos de grandes proporções irão ocorrer. A data do desastre é desconhecida mas o evento é inevitável.

Se essa é a situação qual o motivo da enorme surpresa e despreparo do Governo Chileno ao lidar com o previsível?

Nos parece que apenas os Japoneses fizeram o dever de casa, após Kobe, e estão, realmente, preparados para enfrentar grandes desastres naturais.

A mesma situação, em dimensão muito menor,  enfrentamos todos os anos, aqui no Brasil quando os deslizamentos de terra se sucedem nas encostas do Rio, S. Paulo e Sta Catarina, matando e destruindo. Afinal os deslizamentos, terremotos, tsunamis são fenômenos naturais decorrentes de causas geológicas que irão existir enquanto a Terra existir.  No nosso caso os deslizamentos podem, em sua maioria, ser contidos, o que não ocorre com um terremoto.

O mínimo que se espera do Governo é que existam mapeamentos, análises de risco, planos e estratégias já elaboradas além de equipes e recursos prontos para atuar imediatamente no evento da catástrofe.

A falta de um plano na hora-zero da catástrofe pode ser tão prejudicial quanto o fenômeno em si.


Autor:   Pedro Jacobi - O Portal do Geólogo

 
12.000 ANOS DE ABANDONO  um livro de Pedro Jacobi

Caro usuário do Portal do Geólogo
Se você gosta de descobertas arqueológicas inéditas no meio da Amazônia vai gostar do livro que estou lançando. É um não ficção sobre uma pesquisa real que estou fazendo.

Com o avanço do desmatamento e com o auxílio da filtragem digital em imagens de satélites, descobri nada menos do que 1.200 belíssimas construções milenares, no meio da Amazônia — totalmente inéditas.

São obras pré-históricas, algumas datadas em 6.000 anos, incrivelmente complexas e avançadas — as maiores obras de aquicultura da pré-história que a humanidade já viu.
Neste livro você se surpreenderá com essas construções monumentais, grandiosas e únicas, feitas por aqueles que foram os primeiros arquitetos e engenheiros do Brasil.
Trata-se de importante descoberta arqueológica que vai valorizar um povo sem nome e sem história. Um povo relegado a um plano inferior e menosprezado pela maioria dos cientistas e pesquisadores.

Dele quase nada sabemos. Qual é a sua etnia, de onde veio, quanto tempo habitou o Brasil e que língua falava são pontos a debater.
No entanto o seu legado mostra que ele era: muito mais inteligente, complexo e tecnológico que jamais poderíamos imaginar.
Foram eles que realmente descobriram e colonizaram a Amazônia e uma boa parte do Brasil.
E, misteriosamente, depois de uma vida autossustentável com milhares de anos de uma história cheia de realizações eles simplesmente desapareceram — sem deixar rastros.
Para onde foram?

Compre agora!
O livro, um eBook, só está à venda na Amazon. Aproveite o preço promocional!

  

 


editoriais geologia polemicos vocesabia    345

Só para você: veja as matérias que selecionamos sobre o assunto:

Forte terremoto abala Ilhas Salomão 5/1

Terremoto atinge fronteira do Brasil com o Peru 26/1

Forte terremoto abala o Chile e provoca tsunami 27/2

Tsunami devasta ilha chilena mas  não causa mortes em outros países 28/2

Depois de terremoto, grandes minas de cobre retomam atividades no Chile 1/3

Terremoto chileno mudou a rotação do planeta e encurtou a duração dos dias 3/3

Cientistas da USP iniciam pesquisa detalhada do manto inferior da Terra 4/3

Terremotos: o que está ocorrendo com a nossa Terra? 14/3

Chile pode aumentar impostos sobre mineração para ajudar na reconstrução pós-terremoto 19/3

Terremoto mata 7 no Afeganistão 19/4

Terremoto suspende produção em província mineral australiana 21/4

Terremoto atinge fronteira entre EUA e México 26/4

Terremoto atinge fronteira entre Brasil e Peru 26/4

Terremoto atinge estado do Acre 24/5


O Portal do Geólogo

Geologia e Mineração contadas por quem entende

Desde 27/3/2003
As mais lidas
1 : Dele2maio2018 ...
2 : dele 4nov ...
3 : deletados abaixo100 28fev19 ...
4 : index ...
5 : MINEX ...
6 : Pesq-reconhecermeteorito ...
7 : aguahisteria ...
8 : deslizamentos ...
9 : aquecimento ou resfriamento ...
10 : halldafama ...
Raridade - Calcita Ótica âmbar
Raridade à venda: calcita ótica âmbar

Não entendeu a palavra?

Pesquise o termo técnico!




Pesquise no universo do Portal do Geólogo!

Digite uma palavra na caixa abaixo e estará pesquisando centenas de milhares de matérias armazenadas no nosso site.

 

 

palavra com mais de 2 letras
O Portal do Geólogo    Editor: Geólogo Pedro Jacobi